quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Dica de Passeio: Museu da Água

O Museu da Água de Piracicaba ocupa uma área de 12 mil metros quadrados ao lado do salto do Rio Piracicaba, onde funcionou a 1ª Estação de Captação e Bombeamento de Água da cidade. A construção é de 1887 e o local é rico em detalhes arquitetônicos como arcos, pisos e paredes de pedras, aquedutos centenários e antigas tubulações de ferro.

Havia no local dois casarões, sendo um deles demolido na metade do século XX para dar lugar à Avenida Beira Rio. No que restou, encontram-se preservados dois conjuntos de turbina e bomba que no início do século passado, foram responsáveis pelo bombeamento de água do Rio Piracicaba até a região central da cidade.



Do Mirante do Museu, é possível visualizar o canal de água que produz a cascata. Deste local se tem uma visão ampla do Salto do Rio Piracicaba, do Parque do Mirante e parte do Engenho Central.

Aprender a consumir água corretamente também é uma das atrações do museu. Enquanto lava as mãos, o visitante pode observar quanto está gastando. Os lavatórios possuem caixas transparentes com um medidor do volume de água. O mesmo sistema também é utilizado nos vasos sanitários.



Num dos aquedutos encontram-se três aquários com várias espécies de peixes do Rio Piracicaba. Através de fotos junto dos aquários, o visitante pode identificar os peixes, além de saber os que ainda podem ser encontrados no Rio Piracicaba, assim como as espécies em extinção.


Visando a Educação Ambiental, o Museu da Água procura conscientizar os visitantes e as futuras gerações sobre o uso da água, tendo como principal objetivo, contribuir para as mudanças de atitudes humanas em relação ao ambiente.



Endereço: Av. Beira rio , 448
Telefone: 19 3432-8063
Horário de Funcionamento
Quarta à sexta: das 9:00 às 17:00
Sabádo 9:00 às 17:45 - Domingos 9:00 às 17:45


Nenhum comentário: